De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, realizada pelo IBOPE, houve um aumento considerável no acesso à internet através dos dispositivos móveis, principalmente por meio de tablets e celulares que possuem tamanhos, resoluções e funcionalidades cada vez mais variadas, 40% dos usuários já acessam pelo celular e 8% pelo tablet. Isso pode ser explicado pelo fato da tecnologia vir avançando e o tempo em casa diminuindo cada vez mais.

Analisando estes fatores um conceito quem vem chamando bastante a atenção é o design responsivo.

Mas afinal, o que é um design responsivo?

O design responsivo é uma solução técnica para a criação de sites. Ao invés de criar vários sites, um para cada dispositivo, cria-se um site que se adapta perfeitamente a todos os tipos, PC, tablet, notebook, smartphone. Você pode achar o termo também algumas vezes abreviado como RWD (responsive web design).

E, qual a importância?

Imagine o usuário de um site acessando pelo celular, por exemplo, a página do site ficará muito menor do que em um desktop se ela não se adaptar ao dispositivo, a navegação ficará inviável e confusa, assim, o consumidor irá desistir da navegação, ou da possível compra.

O que um design responsivo possui?

Possui a adaptação da página ao dispositivo que está sendo visualizada, além de redimensionar as imagens automaticamente, para que fique totalmente visível na tela.

Ele simplifica as informações, deixando o conteúdo mais direto, pois no dispositivo móvel o usuário tende a ter menos tempo para a navegação. Além de adaptar os elementos, pois no dispositivo móvel o mouse é o dedo do usuário, e nada mais desagradável do que não conseguir clicar em uma página.

Já adaptou seu site às mudanças do usuário e da internet? Entre em contato conosco e faça seu novo projeto!