Hoje em dia, não basta ter um site para que o usuário chegue até você.

shutterstock_64594294

Toda empresa que possui uma página na internet deseja o tão concorrido posicionamento nos primeiros resultados do buscador mais famoso do mundo, o Google. Isso acontece devido à grande quantidade de outras empresas da mesma área que também possuem um site com conteúdos inicialmente semelhantes.

Esses sites concorrem por um posicionamento nas buscas, e diversos fatores podem fazer com que uma página apareça na primeira, na décima ou na centésima página de resultados, por exemplo.

Diante dessa situação, surge o termo encontrabilidade, e então podemos entender porque ela é tão valorizada por quem quer otimizar os acessos a um site ou e-commerce. Estar entre as três primeiras páginas do buscador é considerado um bom posicionamento, mas essa não é uma tarefa fácil.

Para que isso aconteça, a empresa deve estruturar o site de modo a facilitar que ele seja bem relacionado nas buscas. Um passo importante para que isso aconteça está na construção da página.

shutterstock_128956634

Recomenda-se que ela esteja de acordo com as regras de padronização da W3C – uma entidade internacional que regulamenta a internet em todo o mundo. Ao seguir as regras da W3C, seu site é considerado qualificado por boas práticas e, por isso, ganha mais chances de aparecer entre as primeiras páginas. A construção do site também deve pensar o seu conteúdo de forma que ele seja facilmente encontrado, com o uso adequado de palavras-chave e uma programação moderna e bem estruturada.

O Google utiliza um sistema de varredura pela internet à procura de conteúdos para retornar à pesquisa do usuário, por isso as palavras-chave são usadas. Com elas, toda vez que o usuário buscar um termo semelhante às palavras-chave contidas em determinado site, ele será evidenciado.

Contudo, esse sistema é inteligente a ponto de perceber se alguma página está utilizando essas palavras-chave repetidamente, e isso é visto como uma forma de burlar o mecanismo de pesquisa do buscador. Caso isso aconteça com uma página, ela é pontuada negativamente e terá grandes chances de aparecer entre os últimos resultados na busca do usuário. Portanto, para não ir à contra mão dos seus objetivos de marketing na rede, não utilize palavras-chave em demasia.

shutterstock_106636133 (1)

Os profissionais de marketing digital geralmente conhecem as áreas do site em que a busca por essas palavras é realizada e utiliza essas áreas para inserir o maior número de palavras-chave possível, mas sem repetições. Com isso, entendemos que uma campanha de links patrocinados nem sempre será a garantia de que seu site aparecerá no topo da página, independente do valor da campanha. A encontrabilidade é o resultado de um investimento que deve ser considerado no custo do projeto.

Manter a página limpa, de fácil navegação e com conteúdo atrativo também garante bons acessos, que colaboram para a sua visibilidade. Essas são atividades constantes que podem garantir o sucesso de uma página na web.

Fonte: Internetinnovation