Antes de considerar a relevância do Twitter atualmente, vejamos a ideia inicial da rede. Criado em 2006 o Twitter funciona como uma espécie de SMS ou bloco de anotações em virtude do número limitado de caracteres. Dado a evolução do número de usuários no site, o mercado publicitário viu uma oportunidade de estar mais próximo de seus públicos pela capacidade de comunicar de modo mais imediato e estar em contato com as necessidades dos mesmos.

A grande vantagem da rede social em questão é o RELACIONAMENTO, elemento que afeta de modo direto o volume de vendas de um produto, por exemplo.  O mercado atual exige que as organizações estejam online e mantenham um perfil que está em contato com outras pessoas, ao mesmo tempo, que agrega à timeline conteúdos institucionais de outras marcas e empresas. Trata-se de um canal de comunicação fácil e rápido, e ainda permite ao usuário liberdade para expressar opiniões sejam elas positivas ou negativas.

Uma empresa necessita ter uma troca constante de informações com seus públicos, de modo a tornar a opinião, em relação a marca, a mais positiva e relevante, além de manter-se informada acerca dos diferenciais e audiência de seus concorrentes.

raddar_img01

Deste modo, o Twitter mostra-se uma ferramenta importante em virtude de ser uma das redes que tem a capacidade de humanizar marcas e empresas devido à comunicação direta e pessoal. Por sua vez, as marcas objetivam estar cada vez mais próximas de seus clientes para identificar suas preferências de compra, gostos etc.

Vale ressaltar que as vantagens do Twitter estão além de seus serviços. A empresa foi apontada como a melhor organização de tecnologia para se trabalhar em 2014, deixando para trás fortes concorrentes como Facebook, Google+, Apple, eBay e outras. Confira o ranking no link a seguir: http://goo.gl/zWYOXB