Que as redes sociais já estão consolidadas como mídia não é nenhuma novidade, mas como é um meio relativamente novo muitos profissionais de comunicação não sabem como aproveitar o seu poder. Com o objetivo de inspirar e mostrar que é possível ir além, separamos 05 exemplos de campanhas que utilizaram das redes sociais e foram sucesso no mundo. Vamos conferir?

WhatsCook – Hellmann’s no Whatsapp – 2014

A marca de maionese Hellmann’s inovou ao utilizar o whatsapp para interagir com os clientes. Foi criado um canal de receitas ao vivo via Whatsapp, onde os clientes conversaram com chefs de cozinha, enviavam fotos de suas geladeiras e prepararam receitas com os ingredientes que tinham em casa e Hellmann’s, claro! As pessoas deixaram seus números no website da empresa e depois os chefs entravam em contato. As receitas eram enviadas em forma de vídeos, fotos e até mesmo desenhos. A campanha começou no Brasil e depois foi estendida para Argentina, Chile, Uruguay e Paraguay. Mais de 13000 pessoas se cadastraram e ouve uma interação por usuário com a marca de aproximadamente 65 minutos.

Drugs set your timeline – Governo de Israel – 2012

Quando a timeline surgiu no facebook muitas pessoas estranharam, mas as marcas logo se aproveitaram deste novo formato. Foi o caso do Governo de Israel com a sua campanha antidrogas criada pela McCann-Erickson. Foi criado um perfil de um personagem comparando a sua vida no último ano com e sem o uso de drogas. Com um tom bastante realista, mostra a realidade chocante de um usuário.

Campanha redes sociais

Celeb Grammar Cops – Red Ballon – 2013

A ação criada pela escola de inglês para crianças Red Ballon deu o que falar. Através do twitter, os alunos da escola corrigiram erros gramaticais dos seus ídolos. Com a ação eles desejavam chamar a atenção para como as redes sociais podem afetar a educação das crianças, que estão expostas a vários erros gramaticais e também provar a qualidade do ensino da escola.

Whooper Sacrifice – Burger King – 2009

Para provar que os americanos amam mais o Whooper do que os seus amigos, o Burger King criou um app dentro do facebook e desaficou os usuários: se excluíssem 10 amigos eles ganhavam um whooper. Os resultados são impressionantes, foram mais de 230 mil amigos excluídos em dez dias. Os amigos excluídos recebiam uma notificação de que foram trocados por um sanduíche. Cerca de 80 mil pessoas instalaram o aplicativo neste período. O que você ama mais, os seus amigos ou um whooper? 233.906 pessoas deletadas em uma semana. Mídia espontânea, retorno de 35 milhões. Americanos amam mais o whooper do que os seus amigos

Heineken Replay – Heineken – 2013

A ação foi bastante inovadora pois integrou pela primeira Vine e Twitter em uma campanha. Como são redes sociais de informação rápida, os usuários eram impactados ao mesmo tempo em que assistiam televisão. A ação ocorreu na final da Champions League, onde os melhores lances da partida eram recriados pela Heineken com dedos pintados de jogadores.

Estes foram alguns exemplos selecionados pela Raddar de como utilizar as diversas redes sociais para interagir com o seu público e criar interação com a marca. Tem alguma outra campanha sensacional que você curtiu? Posta aí nos comentários. Acompanhe o nosso blog, toda semana tem novidade sobre o mundo digital!