shutterstock_95441704

Por que investir em marketing digital ? Uma pergunta que ainda intriga empreendedores de vários segmentos, mas pode ser facilmente respondida com o crescimento do cenário digital brasileiro.

Em 2013, dados do IBGE e IBOPE revelaram que o Brasil está na 5ª posição mundial em número de usuários conectados.

O país garantiu também a quinta colocação com uma das maiores audiências em redes sociais, segundo relatório apresentado este ano pela comScore, do total de acessos realizados, o Facebook representa 93% do tempo online. Outra área em crescimento constante está o E-Commerce, que se desenvolve quatro vezes mais rápido do que o varejo tradicional. Só em 2012, a quantidade de páginas vistas nessa categoria cresceu 9% em relação ao ano anterior.

O marketing digital não é apenas uma estratégia complementar, mas um caminho importante para fortalecer uma marca, aumentar a conversão em vendas e ampliar a geração de leads (qualificação de um contato). Nesse cenário atraente, não são apenas as lojas virtuais que recebem grande atenção de empreendedores e consumidores, ainda segundo pesquisa da comScore, 2013 também é o ano da mobilidade.

As visualizações de páginas através desses dispositivos bateram recorde e representam 6% do total de acessos, por isso, é importante se adaptar às novas tendências e sempre buscar potencializar as oportunidades do seu negócio.

Planejamento de marketing digital: por onde começar?

Hoje o marketing digital é um pré-requisito importante no mundo dos negócios, adotado por pequenas, médias e grandes empresas que querem expandir seu mercado de atuação. Para fazer parte desses ambientes, não basta abrir uma loja virtual ou criar uma campanha de links patrocinados, é importante realizar uma análise profunda do mercado para entender como o seu segmento se apresenta, e assim planejar e divulgar sua marca ou produto nesses mecanismos de propagação.

Mas por onde começar um plano de marketing digital? Separamos algumas dicas básicas para você iniciar hoje o seu plano de marketing digital.

1. Comece pesquisando seu segmento de atuação nos ambientes online e identifique onde e como se comunicar com seu público-alvo.

2. Depois de analisar o mercado é hora de traçar seus objetivos, através dessa etapa será possível mensurar se as ações foram bem sucedidas.

3. Esquematize caminhos, estratégias e ações para tornar a comunicação com seu cliente eficaz.

4. Depois do planejamento é hora de agir, trace um plano de ação com prazos, instruções, motivos e responsável pela aplicação.

5. Para a publicação dos conteúdos e ações desenvolvidas, trabalhe em conjunto com a área de SEO, desenvolvendo conteúdos atrativos para a geração de tráfego.

6. Personalize seus canais e interação com seu público, assim você cria uma identidade própria e estreita sua relação com os usuários.

7. A última etapa é a mensuração. Os objetivos traçados no início foram atingidos? Esse é o momento de comprovar o sucesso ou fracasso do plano e buscar novos caminhos.

 

Fonte: Internet Inovation