Novos formatos de anúncios e crescimento no número dos usuários tornam o Pinterest uma plataforma interessante para as empresas

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O Pinterest foi lançado em 2010, o que o torna uma rede social relativamente nova. Porém, as características da plataforma são muito diferentes das funcionalidades do Facebook e Twitter. Na prática, o Pinterest é baseado no compartilhamento de fotos, mediante a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, dentre outros.

Com isso, a rede social oferece vários recursos interessantes para as marcas. Mas para ingressar na rede social com o pé direito, as empresas precisam se atentar a algumas estratégias.

Confira abaixo quatro dicas para uma marca estrear com sucesso na rede social.

1 – Conhecer a terminologia técnica e métricas

Os profissionais de marketing precisam saber onde estão pisando. Para isso, precisam entender as técnicas presentes na rede social. O elemento básico do Pinterest é o “pin”, que pode ser uma imagem ou uma legenda. Um “pin” é carregado pelo usuário, em um processo chamado de “pinning”. Cada “pin” pode ser compartilhado por outros usuários. Uma coleção de “pins” é chamado de “board”, ou tabuleiro. Depois, há os recursos de rede sociais normais, como comentar, curtir e seguir outros usuários.

Além disso, o Pinterest fornece várias métricas que os profissionais de marketing podem usar para medir o seu sucesso. Estes incluem: “pins” mais recentes, mais clicados, e mais compartilhados.

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Uma das dicas fundamentais para anunciantes é que na rede social as estratégias precisam se basear estratégia em torno de temas e não de produtos.

2- Comprometer-se com a comunidade

Os anunciantes precisam se envolver ativamente com a sua comunidade, a fim de crescer e sustentar seus negócios. Existem várias maneiras de fazer isso, como o uso de hashtags e fornecendo o botão “pin it”. As hashtags são uma maneira de agrupar vários “pins” com base em algum elemento comum. Esses recursos ajudam a espalhar a mensagem dos anunciantes em toda a comunidade do Pinterest. Isso também ajuda as empresas na construção de uma melhor reputação online com a sua comunidade em outras redes sociais.

3- Utilize contas de negócios

As empresas devem usar o recurso de conta empresarial fornecida pelo Pinterest. Em seguida, elas devem carregar sua foto real, que deve ser associado com seu nome real. É melhor manter um perfil verdadeiro, que frequentemente fornece informações reais sobre a empresa, tais como os novos funcionários, novos produtos e novas campanhas. Além disso, o Pinterest fornece um recurso de verificação, que as empresas devem usar a sua vantagem para manter a privacidade em alguns momentos.

As marcas devem fazer vários “board”, ou tabuleiros, em sua página no Pinterest. Este recurso deve conter pelo menos cinco “pins” cada. Isso vai levar os visitantes diretamente para sua página do Pinterest.

4- Fornecer o conteúdo correto

É muito importante que as empresas forneçam o conteúdo correto em suas páginas Pinterest. Mais do que isso, é importante manter um fluxo de atualização.

Os anunciantes devem aumentar o nível de engajamento no Pinterest. Isso pode ser feito através da oferta de descontos, cupons e prêmios. Eles também podem realizar concursos, aumentando a percepção da marca e, ao mesmo tempo, conquistando uma nova base de clientes.

 

Fonte: proxxima