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A presença dos perfis empresariais no Facebook fez surgir uma nova cultura de interação entre o consumidor e as marcas. Essa novidade resultou em uma série de oportunidades e também desafios para os profissionais de marketing.

Tão importante quanto a estratégia de marketing, a administração dos conteúdos e o desenvolvimento da comunicação ideal, o monitoramento de marcas no Facebook é uma poderosa ferramenta para analisar e desenvolver a forma de atuação das empresas nesta mídia social.

Por meio do monitoramento é possível conhecer o que falam sobre a marca, seja um comentário positivo ou não, por isso é importante saber lidar com essas informações. Possuir um perfil no Facebook resulta em se expor às manifestações dos usuários, que cada vez mais têm aproveitado a presença da empresa na rede para mencioná-la em uma reclamação ou crítica.

Uma crise pode surgir do comentário de um seguidor insatisfeito, que rapidamente ganha influência sobre os demais. Essa reação geralmente é ocasionada após alguma falha da empresa, que deve estar atenta para que um erro não a torne vulnerável e prejudique sua atuação na rede.

Daí vem o papel do monitoramento, que quando realizado de forma constante e eficaz, irá prevenir que estas situações tenham uma repercussão maior ou até mesmo para que deixem de acontecer. O perfil na rede social torna-se respeitado pelos usuários quando eles percebem a boa intenção da empresa em ouvi-los e providenciar a solução adequada para cada caso.

O profissional de Social Media está capacitado para contornar estes casos, mas é fundamental que o faça imediatamente. Desta forma, o monitoramento funcionará como um grande auxílio para a prevenção ou gerenciamento de crises na página.

Mantendo-se atenta à opinião de seu público, a empresa tem a oportunidade de estabelecer um relacionamento mais estreito com ele, conhecer melhor o seu perfil e ganhar poder de influência junto a ele.
Um monitoramento bem sucedido deve ir além de ouvir e responder os frequentadores da página. Aliado ao planejamento, ele é capaz de detectar novas oportunidades no mercado, especificar melhorias para a comunicação da empresa e monitorar também as ações da concorrência.

Outro benefício do monitoramento da marca na rede social é poder entender o posicionamento de imagem da empresa diante de seus seguidores. Essas informações são importantes para reforçar ou modificar o plano de atuação na rede social, visando acompanhar as tendências e aproveitar as oportunidades para o negócio. Existem diversas ferramentas que auxiliam no monitoramento de marcas no Facebook e em outras redes sociais. Essas ferramentas possuem diferentes funcionalidades, resultados e valores (algumas são gratuitas), então é preciso avaliar qual irá se adequar melhor às necessidades da empresa.

O monitoramento da marca no Facebook deve fazer parte da rotina do projeto. Quando realizado com qualidade, as informações obtidas sobre os pontos fortes e fracos, a compreensão e reversão de críticas e o diagnóstico constante da imagem da empresa se tornam um diferencial para a sua atuação na rede.

Fonte: Internet Innovation