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Para algumas empresas o ideal para uma rede social bem desenvolvida é ter vários álbuns onde apresenta o melhor de seus produtos e/ou serviços, abas para promoções ou sorteios e um funcionário ou freelancer para postar conteúdo e ficar “de olho” no que está acontecendo.

Mas vamos pensar, um funcionário pode saber muito sobre sua empresa, serviços ou produtos, mas sabe criar engajamento nas redes sociais? E usar a linguagem correta para o público online? O freelancer entende a fundo sobre a sua empresa? Conhece seus produtos e/ou serviços? Essa pessoa esta apta a responder perguntas sobre sua empresa nas suas redes sociais? Lembrando que o público online quer suas dúvidas respondidas rapidamente.

As redes sociais deixaram de ser um ambiente onde apenas fazíamos novos amigos, hoje empresas que não estão no meio online podem estar se distanciando cada vez mais de seus futuros clientes e empresas que já estão nesse novo mundo devem se perguntar todos os dias se estão agindo de forma correta.

É muito bom saber que um funcionário pode entender muito sobre a empresa, mas ele pode não estar preparado para as redes sociais, um freelancer pode não saber a fundo sobre sua empresa e pode atrapalhar a comunicação com o cliente.

Para um bom desenvolvimento nas redes sociais, as empresas devem contratar um especialista, um analista de redes sociais ou social media como é mais conhecido. Esse especialista deve ter domínio nas atividades da empresa, criatividade, planejamento, jogo de cintura, agilidade, rapidez, saber produzir conteúdo, entre várias outros conhecimentos.

A sua empresa pode estar cometendo erros graves nas redes sociais, ter facilidades com novas tecnologias, entender sobre redes sociais e ter vários perfis não torna nenhuma pessoa um social media. O social media deve ter domínio nas redes sociais, estudar clientes e concorrentes, saber fazer relatórios, definir estratégicas, ter estudado em áreas afins, ter experiência profissional e desenvolver habilidades em redes sociais.

Um social media não vê as redes sociais apenas como um passa tempo onde pode se comunicar com amigos distantes. O analista de redes sociais de verdade é comprometido com o cliente e vê as redes sociais como uma chance de crescimento e conhecimento da marca. Esse profissional está sempre estudando e se atualizando das novidades, é comprometido como o trabalho, que exige acompanhamento contínuo.

Uma empresa com anos de mercado, com uma boa postura diante de seus clientes e uma reputação admirável, pode ser destruída por um profissional não qualificado em alguns caráteres, pode ter a imagem machada nas redes sociais e pode correr o risco de se tornar um meme.

Por esses motivos procure por agências especializadas, onde podem apresentar clientes que já trabalham com redes sociais e conheça um analista de redes sociais. Procure saber da própria rede social desse social media e da agência.

 

Por Jéssica Danesi – Analista de redes sociais
Edição Vanessa Maia – Web Writer