As redes sociais aproximam os clientes

O grande diferencial das redes sociais em relação as outras mídias é a aproximação entre as pessoas e as outras pessoas e também os consumidores e as empresas. O Facebook é comumente utilizado como SAC, sendo procurado para registrar reclamações antes de recorrer ao PROCON, por exemplo. É também um meio de checar a autenticidade da empresa e também ver quais dos seus amigos consomem o mesmo produto e também curtem a página.

Importância do Social Media

Com a popularização das redes sociais, surgiu também a demanda pelo profissional de social media, que fica responsável por alimentar as redes sociais, pensar a estratégia digital, responder os consumidores e criar engajamento. Na hora de elaborar os posts, muitos profissionais ficam em dúvida sobre o quê postar. Como é uma página empresarial, a parte institucional deve estar presente, mas sem esquecer do engajamento e interação com os fãs. A Raddar elaborou algumas dicas de posts para redes socais para você aplicar na fanpage de sua empresa:

Dicas de temas de posts para redes sociais

  • Humor: Pessoas gostam de rir e adoram interagir com as marcas. O humor tem sido um grande aliado até mesmo de páginas políticas, como o case de sucesso da Prefeitura de Curitiba.
  • Ofertas e descontos: Oferecer promoções especiais para seguidores é uma ótima ideia, já que muitas pessoas seguem a página da marca para saber o que está acontecendo primeiro e talvez encontrar alguma promoção. Porém, fique atento as normas de sorteios e concursos dentro das redes sociais.
  • Notícias: Conheça o seu público-alvo e descubra quais tipos de notícias relevantes e relacionadas com o seu produto ele gostaria de receber. Por exemplo, se a sua empresa trabalha com produtos agrícolas, postar sobre uma modificação da lei de uso de agrotóxicos pode ser relevante.
  • Fotos ou vídeos do escritório: Mostre quem está por trás dos bastidores desenvolvendo o produto final e as pesquisas necessárias. Isso humaniza a marca.
  • Incentive a interação: Pergunte o que eles acham sobre determinado tema, responda os comentários e crie um relacionamento verdadeiro entre marca e cliente.
  • Depoimentos de clientes: Tema interessante também para prestadores de serviços, visto que leads podem acessar a página em busca de algo que comprove a qualidade do que estão prestes a adquirir e o depoimento de um cliente antigo pode ser relevante para estimular a decisão de compra. Cuidado com depoimentos mentirosos! Eles não devem serem utilizados, além de ser fácil de descobrir, gera um marketing negativo muito grande.
  • Notícias pessoais: Entrou um novo funcionário? Alguém foi promovido? Tem cliente novo no ar? Compartilhe a novidade com os seus fãs e faça com que eles se sintam parte destas mudanças.
  • Brincadeiras com virais: Voltando ao primeiro tópico – humor – aproveitar de virais que estão fazendo sucesso no momento pode ser bastante positivo para a empresa, pois os fãs tendem a compartilhar e comentar neste tipo de post. Um caso recente é o do vestido azul e preto / branco e dourado, onde várias marcas aproveitaram do meme.

Toda semana tem novidade aqui no blog da Raddar. Postamos dicas de posts para redes sociais, novidades do marketing digital e muito mais. Confira nosso site e curta nossa página no facebook!