Amanhã, 1º de Janeiro de 2014, é Dia da Comunicação. Falar dela na era das redes sociais é falar de imediatismo. Não adianta. Em tempos de mobile o que se fala agora, é respondido agora. Isso porque, culturalmente, a sociedade anda mais rápido.

A troca de informações é rapidamente compartilhada e, portanto, eis que surge a importância de um planejamento comunicacional adequado para sua empresa. Por quê?

Porque uma comunicação mal integrada pode prejudicar não somente os seus negócios imediatos, mas causar danos à sua imagem, missão e valores. Aqueles que todas as empresas têm.

O consumidor na rede

Hoje em dia quando você procura por um produto, serviço ou qualquer coisa de seu interesse com certeza irá digitar sua busca no Google. Lá estão diversas opções para todos os segmentos em todas as suas versões possíveis.

A partir do Google, você irá buscar opiniões e comentários sobre o que procura. Onde? Em redes sociais. Lá você encontrará elogios, reclamações, dicas de uso e muitas outras opiniões ou declarações.

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Este é o ciberespaço. Um lugar onde você encontra todos os tipos de conteúdos imagináveis (seguros ou não, eles estão lá). “O ciberespaço surgiu com o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação, o que possibilitou a invenção do computador e, posteriormente, a criação da internet”, explica Alynne Freitas em sua monografia apresentada na Universidade Federal do Pará.

E quem vive fora deste espaço nos dias atuais, vive fora do mundo.

Você deve estar se perguntando: onde querem chegar com tudo isso?

A comunicação é essencial para fazer a ponte entre o cliente e um bom relacionamento no ambiente virtual. É neste ambiente que ele irá manifestar qualquer tipo de opinião sobre o seu serviço ou produto.

Por isso é extremamente necessário que se agregue valores à sua marca. Para estudiosos, a empresa do futuro é aquela que representa mais que lucros para seus acionistas, mas que tenha ideais bem estruturados.
Ou seja, um produto deve carregar uma mensagem. Essa é a comunicação do marketing do futuro. Do marketing 3.0 e seu relacionamento com o cliente.

SAC 2.0 e sua importância

É neste momento da relação direta entre a empresa e seu cliente que entra o SAC 2.0 e seus novos canais de “reclamações” e observações por parte do consumidor para com serviços ou produtos adquiridos.

Hoje, o consumidor vai quase que diretamente nas redes sociais para efetivar e o pior, compartilhar uma reclamação. A falta de estrutura para se gerenciar uma crise dessas, por parte do fornecedor, pode causar grandes danos à imagem da marca e claro, da empresa.

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Esta mudança do meio usado para as reclamações (antigamente feitas somente pelo telefone), faz com que as empresas necessitem de profissionais que cuidem e zelem pelos seus respectivos preceitos e valores online. Responder o usuário em questão e tratá-lo da melhor maneira possível, no momento da observação feita por ele, é o primeiro e imprescindível passo.

Afinal, o que é compartilhado, é comentado. E ninguém quer ser mal falado, não é mesmo?