Facebook-para-empresas

O Facebook oferece uma grande quantidade recursos às empresas que desejam cultivar o relacionamento com seus clientes ou consumidores. Talvez por essa razão seja comum que pequenos negócios e até mesmo algumas empresas de grande porte enfrentem dificuldades de se habituar à rede social. Por isso separamos aqui algumas dicas de como dar os primeiros passos no Facebook para conseguir melhores resultados.

Antes de qualquer coisa é necessário definir o que a empresa espera alcançar utilizando o Facebook. Para isso, é importante estabelecer um objetivo claro e mensurável.

O ponto de partida para qualquer empresa no Facebook é criar uma página. A finalidade principal dela é proporcionar um espaço para o compartilhamento de conteúdos relacionados ao seu negócio, desta forma poderá construir relacionamentos com clientes e estimular a interação. A página é o centro estratégico de sua empresa no Facebook. Por meio dela você irá gerenciar todas as atividades do seu negócio no Facebook,
assim como anúncios e publicações.

Lembre-se que a sua página no Facebook também servirá para levar fãs para o site da sua empresa. Não é necessário ter um site para criar uma página no Facebook. Caso não tenha um, você pode disponibilizar outros canais de contato para a comodidade dos seus fãs. Caso a sua empresa tenha um endereço físico, talvez seja interessante configurar um “Local” para sua página do Facebook. Assim, mais pessoas terão a possibilidade de interagir com ela quando estiverem passando por lá para dar um check in.

Customizar a página no Facebook é imprescindível. Para deixá-la com a cara da sua empresa é preciso ter atenção às regras quanto à utilização de imagens no Facebook.

O passo seguinte é fazer com que a sua página receba algumas curtidas (likes). Convide seus amigos por meio do próprio Facebook e utilize os atalhos do Facebook em seu site e assinatura de e-mail para transformar seus clientes em fãs de sua marca.

As publicações na página do Facebook é a melhor maneira de fazer com que seus fãs interajam com a sua página e sempre que você publica uma atualização sua empresa aparece no Feed de Notícias dos usuários que curtiram sua pagina no Facebook. Dessa forma você pode fazer promoções, publicar fotos, eventos e compartilhar diversos outros tipos de conteúdos. Dados colhidos pelo próprio Facebook apontam que o Feed de Notícias é a página na qual os usuários passam cerca de 40% do seu tempo de navegação na rede social.

É importante que a empresa estabeleça um planejamento editorial para suas publicações no Facebook, definindo assim, que tipos de conteúdos sua página irá publicar. Uma dica é investir em posts visuais, com álbuns de fotos ou imagens. Também é possível promover as publicações feitas por sua página, desse modo você tem mais chances de que as pessoas vejam aquilo que foi publicado. Publicações promovidas sempre aparecem no Feed de Notícias dos usuários que curtiram a sua página, desse modo você tem mais chances de que as pessoas vejam aquilo que foi publicado.

Interaja!

Engajar fãs pode não ser uma tarefa fácil no princípio. Por isso, seja criativo e estimule a participação dos fãs de sua página com um Quiz ou uma enquete. Experimente fazer publicações em horários diferentes, desta maneira você poderá descobrir qual é o período do dia que os fãs mais interagem com a fan Page. Observe também quais conteúdos obtém melhor desempenho em suas publicações.
Para conectar-se com mais usuários sua empresa pode começar a investir em anúncios no Facebook ADS e outros serviços de publicidade oferecidos pelo Facebook.


Fonte: Internet Inovation