analista-midias-sociais1

Facebook, Twitter, Google Plus, Instagram, LinkedIn, Pinterest… Para muitos são simples passatempos, mas para outros são ferramentas de trabalho de importância fundamental para o chamado marketing digital.

Muito se tem falado sobre a importância das redes sociais para as empresas e como elas podem ser usadas a favor das instituições. Uma página no Facebook ou uma conta no twitter, por exemplo, além de frisar e divulgar a marca pode ser usada para manter contato com o público, monitorar concorrentes, gerenciar crises, etc.

Hoje é comum as pessoas terem acesso à internet em qualquer lugar. Um produto com problema ou um serviço mal feito logo é divulgado nas redes sociais e a velocidade com que as reclamações espalham é gigantesca, o que pode comprometer empresas e, com isso, as redes sociais acabam virando um verdadeiro SAC instântaneo.

Para isso as instituições (seja através de agência ou com funcionário próprio) estão contando com um profissional novo no mercado, o analista de mídias sociais, ou social media. Esse profissional é responsável por administrar as contas das redes sociais da empresa e gerenciar conteúdo para as mesmas. O social media irá monitorar, com o auxílio de ferramentas apropriadas, tudo que diz respeito ao seu cliente na internet, fazendo relatórios que mostrarão diversas informações como, por exemplo, a visão e perfil do cliente, possíveis consumidores, reclamações, dúvidas e ações dos concorrentes.

 É uma função de extrema importância, já que os resultados destes relatórios serão fundamentais para as estratégias da empresa. Por isso, o profissional que exercerá esta função precisa ser qualificado e bem preparado com formação adequada, com cursos, livros e demais estudos. Não dá para apostar em um primo que fica na internet o dia inteiro para tomar conta da sua empresa no mundo virtual. Assim como alguns pedem um parente sem nenhuma formação, mas que sabe usar o Corel, para fazer o papel de designer ou publicitário.

Profissionalismo acima de tudo, caso contrário não adianta reclamar quando o pão cair com a manteiga para baixo.

Fonte: Blogmídia8