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Já foi citado algumas vezes sobre a questão “engajamento” nas redes sociais, de como o conteúdo relevante é de extrema importância em qualquer rede social.

No caso do Twitter, o caminho é o mesmo, mas há uma pequena diferença: o limite de 140 caracteres.

Desta forma, se seu perfil corporativo no Twitter não conquista seguidores há algum tempo ou ainda não apresentou o feedback esperado, é necessário que reavalie suas estratégias.

Enquanto isso, seguem algumas dicas de como otimizar este processo no Twitter:

1 – Conheça seu público no Twitter
Você só saberá o comportamento de seus clientes, assim como seus gostos e hábitos, através de um software eficaz que possa realizar uma análise deste tipo. Sendo assim, poderá produzir tuítes que agradem melhor seus seguidores. Logo, conversas e RTs acontecerão de forma espontânea. Como consequência, conseguirá mais followers.

2 – O objetivo é engajar, não postar
Não há problema algum em fazer propaganda sobre sua marca no Twitter, contanto que a maioria dos tuítes do dia não seja uma repetição do mesmo assunto, com o mesmo estilo de escrita, na maioria das vezes. Isso se tornará chato e monótono, o que poderá espantar os seguidores.

3 – Seu site e sua marca não são a mesma coisa
Promova a sua marca, não especificamente seu site. Sua marca é muito mais importante nesse processo e irá existir e ter valor para o público independente de um site. No entanto, isso só acontece com um bom trabalho de branding.

4 – Não perca o foco
Seus tuítes devem ser interessantes e variados, mas não se esqueça de que o nome da sua empresa é o foco. Tente não postar muitas coisas com carga pessoal ou descompromissada demais. A conversa deverá ser amistosa, mas não pode se tornar uma conversa de bar.

5 – Faça sua marca ser reconhecida
Seu Twitter deve ser seguido pela identidade de sua marca, como dito na dica anterior. Poste comentários sobre a sua empresa, conte um pouco sobre sua história, compartilhe links. A linguagem informal e acessível é o segredo (só tome cuidado com erros de português e de concordância).

6 – Compartilhe conhecimento
Como sua empresa possui seguidores devido à influência na área em que atua, por que não oferecer dicas a eles sobre o seu segmento? Mostre o que sua organização sabe e torne-se referência naquele ramo, o que será mais uma forma de atrair a atenção dos usuários da rede.

7 – Responda sempre
Não responder significa descaso. Faça isso de forma ágil, fornecendo informações detalhadas e agradecendo a cada um que perguntar. Crie e alimente vínculos com seus seguidores.

8 – Atente-se ao número de caracteres
Quer mais RTs? Então não ultrapasse os 120 caracteres. Segundo pesquisas, tuítes com 90-118 caracteres são os mais retuitados, até porque possuem espaço para que sejam retuitados sem precisar serem editados.

9 – Não exagere
Se postar 85 tweets por dia, pode ter certeza que muitos não serão lidos. E sabe qual a pior parte? Você corre o risco de perder seguidores. O número ideal varia entre 5 e 10, em horários espaçados.

10 – Seja consistente
Como sua meta é engajar pessoas todos os dias, sua conta precisa ser consistente. Se deseja comprar uma TV, você segue até uma loja pois sabe que irá encontrar o produto, certo? O mesmo acontece com seus seguidores. Eles querem o mesmo tipo de consistência e confiança que sua marca oferece, só que por meio do Twitter.

Fonte: Ponto Marketing