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Técnicas de SEO: entenda o que é e como usar
SEO é a sigla usada para Search Engine Optimization ? ou Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs com o objetivo de alcançar melhores resultados nos rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Para entender as características e vantagens das técnicas de SEO, continue a leitura.

Por que investir em técnicas SEO?

Toda empresa que investe em Marketing Digital deseja alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca, porém esse resultado exige muito esforço e trabalho. Para que sites, e-commerces e blogs consigam chegar na primeira página do Google, é fundamental investir em uma estratégia capaz de otimizar resultados e garantir um bom posicionamento. O segredo para alcançar esse objetivo são as técnicas de SEO, que criam maiores chances da marca se destacar de forma orgânica e atrair mais visitantes.

Funcionamento do Google

O Google utiliza diversos critérios para rastrear, analisar e criar um índice para classificar os sites. Isso permite que as ferramentas informem os resultados mais relevantes para o que o usuário procura.

Fatores de rankeamento para técnicas de SEO

[caption id="attachment_49968" align="aligncenter" width="500"]Funcionamento das técnicas de SEO do Google Funcionamento das técnicas de SEO do Google[/caption] As páginas passam por diversos algoritmos que as indexam e classificam de acordo com a relevância para o usuário. Para entender o que mais conta para esses índices, confira algumas definições sobre as técnicas de SEO para o Google:

Técnicas de SEO On Page

  • Qualidade do conteúdo
O Google conta com um algoritmo que identifica conteúdo de baixa qualidade e otimiza os resultados para o público, por isso quanto melhor for o conteúdo, maiores são as chances do site aparecer nas primeiras páginas.
  • Tamanho do conteúdo
Aqui não existe uma regra: as técnicas de SEO definem que o mais importante é que o texto agrade à persona e responda as dúvidas do leitor de forma clara e completa.
  • URL amigável
É o endereço da sua página. Para que possua melhor rankeamento, as dicas são usar a palavra-chave do texto para os leitores clicarem e serem direcionados para a página, evitar muitos elementos e números em listas.
  • Site direcionado para o usuário
A experiência é um fator que conta muito para o Google. Por isso, a recomendação é que o site seja totalmente direcionado para o usuário e que as técnicas de SEO sejam usadas para proporcionar uma boa experiência, não para tentar enganar o algoritmo do Google.
  • Hierarquia de informações
Construir uma hierarquia clara significa definir o que o usuário deve ler primeiro, demonstrando o que é mais relevante. Além disso, inserir links para outras páginas do site também é importante, porque cria uma navegação intuitiva e possibilita que o usuário conheça várias páginas.
  • Técnicas de SEO simples
Para que o site seja bem rankeado pelo Google, outra dica importante é usar palavras-chave, relacionando o conteúdo a um tema específico. O título da página, as imagens e a URL também precisam conter esse termo.
  • Site responsivo
Como falamos no texto sobre a importância do site responsivo, desde 2015 o Google tem aplicado punições severas para sites que não são adaptados para diferentes resoluções. Isso significa que se o site não é otimizado para dispositivos móveis, o Google não vai classificar bem as páginas e a busca orgânica será menor. Saiba o que nossos especialistas podem fazer por você: agende uma visita. Para saber mais sobre técnicas de SEO e acompanhar informações sobre marketing digital, fique de olho em nosso blog e nas redes sociais: Facebook e Instagram.