A Raddar Digital utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Site responsivo: conheça as características e vantagens
Site responsivo é aquele compatível com todos os tamanhos de tela utilizados, seja em celulares, tablets, navegadores que não estão com a tela maximizada e computadores com telas pequenas. Para isso, esses sites se adequam à área de visualização, reposicionando os elementos do site para que as informações principais apareçam em primeiro lugar. Para te ajudar a entender a importância dessa plataforma, selecionamos as principais características e vantagens de um site responsivo. Confira!

Importância de ter um site responsivo

O número de pessoas que usam o celular para acessar a internet aumenta a cada ano. Por isso, é essencial que as empresas adaptem seus site e lojas virtuais para alcançar mais usuários. Por isso, em 2015 o Google anunciou que os sites que apresentam compatibilidade com dispositivos móveis ganhariam posições em sua avaliação de rankeamento. Isso significa que o site responsivo aumenta a relevância da página por garantir uma experiência de navegação mais agradável ao usuário, facilitando a visualização dos elementos mais importantes.

Vantagens de ter um site responsivo

  • Experiência do usuário

A experiência do usuário deve ser bastante analisada no desenvolvimento de um site responsivo, afinal são grandes as chances de desistir e partir para outro site se não encontrar facilmente o que procura em seu site. Porém, quando a experiência é positiva, há grandes chances de converter em seu serviço ou produto.
  • Maior representatividade do acesso mobile

O relatório Digital, Social & Mobile 2015 revelou que 39% da população brasileira já tinha acesso à internet pelo celular e outros dispositivos móveis. Também segundo o estudo, a tendência é um aumento de 109% no número de visualizações de página através de dispositivos móveis, o que revela que é essencial se adaptar a essa realidade.
  • Rankeamento no Google

Como dissemos anteriormente, o Google favorece sites responsivos e dá preferência a essa plataforma quando a busca é feita via dispositivo móvel, o que garante aumento no tráfego orgânico da página. Isso significa que ter um site responsivo colabora para que sua página apareça nos resultados de busca, independente do aparelho usado para fazer a pesquisa.
  • Velocidade no site responsivo

Outra recomendação do Google para os sites é que todo o conteúdo acima da dobra de um dispositivo móvel seja carregado em menos de um segundo e que a página inteira seja carregada em menos de 2 segundos. É impossível atender essa demanda quando se trata de uma versão desktop carregada no dispositivo móvel, o que não ocorre com o site responsivo: que já é mais leve e otimizado.
  • Aumento das vendas

É cada vez mais comum que os usuários de internet em dispositivos móveis também façam compras nessa plataforma. Por isso, ter um site responsivo para um e-commerce é uma boa forma de aumentar as vendas, afinal melhora a navegabilidade e a experiência do usuário.
  • Aumento da taxa de conversão de leads

O site responsivo também permite aumentar a conversão e geração de leads através dos dispositivos móveis. Ao visualizar seu link no feed de notícias ao navegar pelas redes no smartphone e clicar para entrar em sua página, a presença de um site responsivo impacta positivamente o usuário, aumentando as chances dele voltar ao site. Se você ainda tem alguma dúvida se vale a pena investir em um site responsivo, é importante pensar nas vantagens de um design responsivo. Como essa plataforma é desenvolvida para diferentes resoluções, o layout irá se adaptar a variados dispositivos, o que significa que sua empresa estará preparada para atender usuários de dispositivos futuros. Para saber mais sobre a importância de um site responsivo, fale com quem é referência no mercado! Agende uma visita na Raddar Digital e saiba como ter os melhores resultados!