Qual a importância da integração no e-commerce?
Para o funcionamento diário de uma loja virtual são utilizadas inúmeras ferramentas, desde plataformas para e-commerce até ERPs, CRMs, intermediadores e/ou gateway de pagamentos. De modo geral, esse tipo de tecnologia é fundamental para simplificar a rotina desse tipo de negócio, tendo em vista que a gestão de um e-commerce se torna mais fácil quando há a integração de todos os componentes.

Pensando nisso, neste post vamos ajudá-lo a entender qual a importância da integração no e-commerce e como ela pode contribuir para melhorar o seu faturamento. Continue a leitura e tire suas principais dúvidas!

Qual é o papel da integração no e-commerce?

Utilizar sistemas de integração em uma loja virtual pode contribuir para assegurar a transmissão de informações do seu e-commerce e tem por objetivo dirimir o uso de dados duplicados, já que podem gerar inúmeras falhas e inconsistências tanto na gestão quanto na logística do seu negócio.

Vale destacar a complexidade envolvida em transações virtuais. Sendo assim, é cada vez mais necessário controlar as informações que são geradas através desse tipo de procedimento, preferencialmente no mesmo espaço.

Além das informações duplicadas, uma integração inadequada dos sistemas de um e-commerce pode provocar aumento de custos com retrabalho ou até mesmo a venda de produtos que já foram despachados em pedido oriundo de um canal diferente. Consequentemente, sua loja perderá eficiência e poderá comprometer a experiência de compra dos consumidores.

Como funciona esse tipo de integração?

Para colocar em prática a integração no e-commerce é possível adotar diferentes ferramentas — normalmente através de sistemas de API ou webservice. De modo geral, ambos os formatos possuem a mesma finalidade, isto é, promover um sistema de transmissão de informações a partir de diferentes bases de dados.

Na prática, cada sistema utiliza uma linguagem própria e, portanto, nem sempre é utilizada em todos os tipos de aplicações. Resumidamente, a integração nada mais é do que um software que “traduz” os dados recebidos, possibilitando que eles se comuniquem de forma automática entre as diversas plataformas.

Em alguns casos, as próprias plataformas de e-commerce oferecem esse tipo de integração de forma nativa, como o ERP do bling, por exemplo. No mercado atual existem várias empresas especializadas nesse tipo de segmento e promover conexões entre aplicações distintas.
 

ERP em nuvem

O software ERP em nuvem é um dos principais aliados daqueles que buscam otimizar ainda mais os seus resultados em vendas na internet. Isso porque, além de oferecer inúmeros benefícios, se trata de uma plataforma mais acessível, especialmente se comparado às opções de ferramentas locais.

Os ERPs em nuvem sofrem atualizações constantemente, o que garante um software mais robusto e eficiente tanto em relação à estabilidade quanto em segurança na manutenção de dados de uma empresa. As atualizações ainda estão de acordo com as mudanças de mercado, o que torna sua usabilidade mais flexível e inovadora.

Outro detalhe importante sobre o uso dos ERPs em nuvem é a possibilidade de acessá-los de qualquer local, a partir de dispositivos eletrônicos como computadores, tablets ou smartphones. Além disso, esse tipo de ferramenta é bastante dinâmica, uma vez que gera relatórios de gestão em tempo real, podendo o gestor avaliar quaisquer aspectos do seu negócio mesmo fora da empresa.


Quais são as vantagens de se fazer a integração e-commerce?

Basicamente, o e-commerce integrado é um dos maiores responsáveis pelo equilíbrio do funcionamento nos mais diversos sistemas e ferramentas que são aplicadas diariamente na gestão de uma loja virtual. Sendo assim, pode-se observar vantagens importantes ao se fazer a integração do e-commerce, como: 


Gestão mais ágil

A ausência da integração no e-commerce impacta diretamente a eficiência na rotina do negócio de vendas online. Isso porque, neste cenário seria preciso cadastrar manualmente repetidas vezes as mesmas informações de produtos no sistema de gestão (ERP), na plataforma do seu e-commerce e marketplaces.

Quando consideramos a necessidade de atualização do estoque, por exemplo, essa rotina se torna ainda mais complexa. Sendo assim, a integração permite uma gestão mais rápida e eficiente, pois garante que todos estes procedimentos ocorram apenas uma vez, já que ele pode ser automaticamente atualizado posteriormente.


Controle de estoque mais eficiente

Ao finalizar um pedido e só então descobrir que o produto escolhido não está mais disponível é uma situação extremamente decepcionante para qualquer consumidor. Como consequência para os lojistas, isso representaria a queda no volume de vendas, bem como o comprometimento do faturamento, já que a insatisfação gerada pode impedir a fidelização deste cliente.

Considerando os diferentes canais de venda, essa situação é muito comum para lojas virtuais que não utilizam um e-commerce integrado. Por outro lado, agrupar todas as plataformas de vendas em um só lugar pode tornar a gestão de estoque mais eficiente, o que consequentemente impacta na satisfação dos consumidores, bem como sua experiência de compra se torna melhor.


Evita erros

Toda ação realizada manualmente está sujeita a erros, tendo em vista o fator humano. Sendo assim, automatizar processos é uma alternativa bastante segura e recomendada para quem deseja minimizar esse tipo de ocorrência. Dessa forma, a integração do e-commerce tem por objetivo evitar falhas de digitação incorreta, por exemplo, uma vez que todo esse processo se dá de maneira automática.

Concluindo, a integração entre uma plataforma de ecommerce e o sistema ERP se trata de uma ação indispensável para o funcionamento adequado de qualquer loja virtual. Afinal, as principais rotinas gerenciais estão diretamente associadas a esses tipos de sistemas. Logo, trata-se de um processo com ainda mais importância, sobretudo no sentido de garantir o menor número de falhas possíveis.

O que achou deste artigo? Gostou das informações que trouxemos neste texto? Agora que já sabe que a integração no e-commerce pode ajudá-lo a ter uma loja virtual mais eficiente e com menos custos, para traçar uma estratégia eficiente, não deixe de conhecer as soluções que oferecemos. Entre em contato com nossos especialistas e descubra como a Raddar pode ajudá-lo!