A Raddar Digital utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Planejando um e-commerce: primeiros passos para começar sua loja virtual
Tendo em vista o atual cenário econômico, montar um e-commerce é uma ótima oportunidade para qualquer empreendedor. De modo geral, o comércio digital se trata de um modelo de negócios que se beneficia com custos mais baixos, além de apresentar uma grande capacidade de venda, independentemente da sua localização.

Prova disso, o número de empresas no âmbito digital vem crescendo ano após ano e, mesmo com a manutenção de pontos físicos, o investimento em e-commerces vem se mostrando uma forma eficiente na ampliação das operações. Contudo, alguns erros podem comprometer muito o desempenho e o faturamento.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar a importância do planejamento para evitar erros futuros e alguns dos pontos mais relevantes para começar um e-commerce de sucesso. Acompanhe!


Qual a importância de um planejamento para evitar erros no futuro?

De modo geral, todo negócio passa diretamente por uma certa imprevisibilidade. Apesar disso, é possível utilizar algumas ferramentas e projeções para entender qual o melhor caminho sua empresa deve traçar para atingir bons resultados. Para tanto, é essencial contar com metas claras, tanto no curto, médio ou longo prazo.

Para ilustrar melhor o cenário nacional de empreendedorismo digital, de acordo com o SEBRAE São Paulo, a falta de planejamento é um dos principais responsáveis pelo fechamento de empresas com até 5 anos de vida. Em resumo, isso ocorre porque é a partir do planejamento que se aponta as melhores direções, passando por atalhos e minimização de erros muito comuns.

Nesse sentido, a geração de resultados eficientes passa diretamente por alguns pontos estratégicos, como a definição da plataforma, sistema operacional, formas de pagamento, gerenciamento de estoque, sistema de rastreamento, logística reversa, entre outros pontos essenciais. 

A seguir, abordaremos um pouco mais sobre cada um deles.

Plataforma

Em via de regra, plataformas para e-commerces são ferramentas indispensáveis para a disponibilização de lojas virtuais. Por meio delas é possível, por exemplo, ser encontrado no Google, criar promoções, aumentar o ticket médio do seu negócio, bem como de fato existir para o seu público na internet.

Nesse contexto, alguns aspectos devem ser observados de perto, como a necessidade de crescimento, afinal, a plataforma deve acompanhar também o desenvolvimento do negócio, atingindo assim as metas e objetivos estabelecidos.

Outro aspecto relevante é analisar as integrações com determinadas plataformas de pagamento, além de estar atento à segurança de dados e a linguagem utilizada. Em outras palavras, é preciso entender o funcionamento básico da plataforma e suas funcionalidades, de modo a oferecer uma boa experiência de compra.


Sistema operacional

Problemas com processos internos são muito comuns na rotina de um e-commerce, independentemente de seu porte ou segmento. Por isso, utilizar um sistema que ajuda na realização de operações rotineiras é um passo muito importante para quem quer otimizar os seus resultados.

Nesse contexto, o uso de um ERP ou back-office pode simplificar a rotina administrativa do seu negócio, tendo em vista que ele atua diretamente desde o faturamento até a contabilidade, com emissão de notas fiscais, recolhimento de impostos, gestão de estoque e muito mais.

De modo geral, o sistema operacional é responsável direto pela existência de um e-commerce. Sendo assim, a automatização apresenta ganhos importantes para uma loja virtual, já que por meio dele é possível reduzir custos através do uso de recursos tecnológicos.


Pagamento

No mercado atual é possível encontrar uma série de soluções em pagamentos que se integram de forma simples às principais plataformas para e-commerces. Esse aspecto, por sua vez, é indispensável, tendo em vista sua relevância para a gestão financeira e administrativa da sua loja virtual, afinal, ela impacta no fluxo de caixa — tendo em vista os diferentes prazos e taxas, de acordo com a forma de pagamento disponibilizada (cartão de crédito, transferências bancárias, boleto).


Gerenciamento de estoque

Imagine a seguinte situação: o cliente visitou o seu site, escolheu um produto e definiu a melhor forma de pagamento, concluindo assim o seu pedido. Entretanto, acaba sendo surpreendido momentos depois com um e-mail informando a indisponibilidade do produto adquirido e os detalhes sobre o cancelamento da compra.

Se por um lado este erro crucial no gerenciamento de estoque de um e-commerce trata-se de uma prática muito comum, por outro, ela acaba frustrando os consumidores, fazendo com que a loja perca sua credibilidade. 

Esse tipo de situação ocorre em razão da falta de acompanhamento do estoque, culminando na venda de um produto indisponível. Sendo assim, é indispensável confirmar se ele de fato está disponível antes de ser colocado à venda.

Além de gerar uma grande frustração ao consumidor, a gestão ineficiente do estoque e logística pode culminar em prejuízos importantes para o seu negócio. Afinal, sem saber que determinado produto ainda está indisponível, é possível que seja comprado de forma desnecessária. 


Sistema de rastreamento

Outro ponto indispensável no momento de planejar um e-commerce passa diretamente pelo sistema de rastreamento. É natural que tanto a empresa quanto os clientes desejem acompanhar de perto o caminho que o produto está fazendo até chegar ao destinatário. No entanto, não tão raro muitos e-commerces falham neste processo logístico deixando de oferecer o rastreamento de produtos.

Identificar o ponto onde a encomenda se encontra, é uma forma de tornar a venda mais confiável e, consequentemente, oferecer mais segurança para quem está comprando. De igual modo, é importante também para a empresa acompanhar todo trajeto, tendo em vista que, se surgirem intercorrências importantes, fica mais fácil corrigir de modo a evitar atrasos, reclamações e até mesmo extravios.


Logística reversa

Um dos principais desafios das lojas virtuais, em relação ao varejo físico, é evitar o número de pedidos de trocas e devoluções. Isso se dá devido ao fato de que a compra online não permite que o cliente veja os detalhes do produto. Logo, a solicitação de troca ou devolução, embora possa ser minimizada, trata-se de um evento praticamente inevitável em alguns casos.

A logística reversa, por sua vez, está atrelada a esse tipo de situação. Tendo em vista que ela retrata o percurso que o produto faz entre o cliente e a loja. Sendo assim, é fundamental planejar adequadamente as etapas da logística reversa — incluindo detalhes do frete, embalagem, estoque, etc — para minimizar eventuais prejuízos, já que os custos se multiplicam.

Concluindo, o planejamento cauteloso pode evitar despesas desnecessárias e muitas reclamações, sobretudo nas mídias sociais. Nesse sentido, é fundamental assegurar que cada etapa de venda e entrega de um produto ocorra da forma esperada, evitando assim falhas cruciais. Em contrapartida, estar atento a todos os tópicos que apresentamos é uma forma de otimizar o seu processo de vendas, gerando mais receita, além de fidelizar o consumidor.

O que achou das dicas que trouxemos para ajudá-lo no planejamento do seu e-commerce? Seguir essas dicas pode ser um diferencial na hora de alcançar mais sucesso neste mercado. Portanto, se quer continuar aprofundando os seus conhecimentos sobre este assunto, não deixe de acompanhar os insights que compartilhamos em nosso blog.