O que são links patrocinados? Saiba como eles podem ser úteis para sua estratégia
Obter novos clientes pela internet quase sempre implica o uso de algumas das principais estratégias do Marketing Digital, como a geração de tráfego, leads, nutrição por meio do funil de vendas e, finalmente, a conversão. Basicamente utilizar uma combinação de metodologias pode ser bastante eficiente, contudo, o tráfego orgânico se trata de um conjunto de ações ainda mais efetivo quando o assunto é tornar sua marca reconhecida.

Entretanto, os links patrocinados também devem ser considerados, tendo em vista que são excelentes formas de atrair o público para o seu site, blog ou redes sociais. Quer aprender a utilizá-lo de forma mais eficiente e assim gerar melhores resultados para sua empresa? Então, continue a leitura!


O que são links patrocinados?

Links patrocinados são anúncios exibidos no formato de textos básicos e podem ser encontrados nos mecanismos de busca como o Google. Geralmente eles são utilizados para destacar sites na primeira página, conforme as palavras-chave buscadas. Além disso, é possível anunciar links patrocinados nas principais plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube ou LinkedIn.

Neste formato de anúncio o interessado pode determinar os custos da melhor forma que lhe convém. Basicamente existem os custos por:

Clique (CPC): cobrado apenas pelos anúncios clicados;

Mil impressões (CPM): cobrado a cada mil visualizações ou impressões;

Ação (CPA): cobrado apenas os anúncios que converterem em alguma ação específica;

Visualização (CPV): cobrado por cada pessoa que visualiza o anúncio.


Por que usar links patrocinados na sua estratégia digital?

De um lado estão as empresas que destinam boa parte do seu orçamento para estratégias de tráfego pago, incluindo os links patrocinados. Enquanto isso, há também aqueles que não consideram essa alternativa válida, tendo em vista a necessidade de se investir mais em tráfego orgânico, já que é uma excelente fonte de visitas e não incorre em gastos diretos.

Nesse contexto, como saber qual a melhor estratégia? De modo geral, cada um pode e deve determinar as estratégias que serão utilizadas em seu próprio negócio, entretanto, é preciso destacar que uma não anula a outra e, por isso, utilizá-las em conjunto pode ser uma tática bastante recomendada.

Dentre as principais vantagens de se utilizar o link patrocinado, pode-se destacar os seguintes benefícios:


Fácil de escalar

A partir de pouquíssimo investimento é possível iniciar sua estratégia em links patrocinados e obter um retorno satisfatório para o seu modelo de negócio. Normalmente esta é uma alternativa interessante para aqueles que estão começando e, portanto, preferem não se arriscar muito.


Simples de mensurar

Acompanhar algumas métricas é uma ação indispensável para se realizar qualquer ação de Marketing Digital. À vista disso, as próprias plataformas de anúncio oferecem ferramentas e recursos importantes para medir resultados ou mesmo estabelecer ajustes sempre que necessário. 

Por meio delas é possível conferir uma série de relatórios com todas as informações essenciais à gestão do seu anúncio. Dessa forma, pode-se assegurar o sucesso da campanha, bem como a aplicação de recursos de maneira adequada, minimizando assim eventuais perdas significativas.


Rápido para otimizar

Um dos principais benefícios e propósitos da mensuração de resultados é buscar possíveis inconsistências. Sendo assim, ao detectar problemas importantes, é possível estabelecer soluções de maneira simples e rápida, já que as ferramentas disponibilizam recursos práticos para alterar qualquer aspecto da campanha.

Dessa forma, você não se prende a um único problema, normalmente originado em uma decisão equivocada no início do planejamento da campanha. Logo, o seu dinheiro pode ser direcionado da maneira correta, sendo os gastos otimizados de acordo com a necessidade de ajustes. Vale destacar também que essa agilidade é um diferencial importante, já que permite aproveitar melhor todos os recursos.


O que considerar antes de usar links patrocinados?

Pronto. Agora você já sabe o que são e por que adotar esse tipo de estratégia no seu negócio. Caso tenha se decidido por utilizar essa estratégia, é preciso entender alguns dos principais aspectos que devem ser considerados antes de começar a criar os seus anúncios e campanhas.

Pensando nisso, elencamos alguns dos fatores mais importantes para concluir essa tarefa com sucesso. Confira quais são!


Custos

Para começar a investir em links patrocinados não é necessário dispor de um montante inicial tão extenso, além disso, pode-se aplicar o valor que achar necessário para atingir os seus objetivos com a campanha. Entretanto, é fundamental avaliar os custos envolvidos nesse tipo de operação.

Vale lembrar que quanto menor o valor investido, mais tempo levará para obter retornos significativos. Sendo assim, faz parte das suas atribuições determinar qual o valor ideal para fazer sentido em sua estratégia. Ademais, alguns custos extras podem ser necessários, especialmente em relação à contratação de um profissional especializado, seja ele interno ou terceirizado.


Retorno

Oferecer uma resposta mais rápida está entre os principais diferenciais desse tipo de estratégia. Contudo, é preciso avaliar os objetivos do seu projeto. Isso porque, se sua meta for mais difícil de ser atingida, por exemplo, você deverá estabelecer um cronograma de investimento a longo prazo, já que levará mais tempo para atingi-la. Por outro lado, você também poderá aplicar uma quantia maior logo no início da campanha, otimizando assim o tempo de resposta. Logo, o tempo de retorno também depende do budget disponível.


Canais

Ao contrário do que imaginam a maioria das pessoas, os links patrocinados são excelentes estratégias para se aplicar em outros canais, além dos mecanismos de busca, como o Google ou Bing. Isso porque as redes sociais oferecem ótimas oportunidades de anúncio, incluindo os links patrocinados em posts no feed ou story, por exemplo. Sendo assim, você deve considerar um âmbito maior na hora de determinar quais canais fazem mais sentido para sua marca.


Benefícios dos links patrocinados

Para todas as pessoas que apostam no tráfego pago como uma estratégia de vendas, é natural o interesse em relação ao retorno possível. Sendo assim, é justo destacarmos aqui os principais benefícios dos links patrocinados, haja vista que eles são uma das principais ações utilizadas quando o assunto são anúncios. Basicamente é possível obter as seguintes vantagens:
  •   maior retorno em menor tempo;
  •   amplia as conversões e dá ênfase a outras estratégias;
  •   reduz os custos com Marketing de modo geral;
  •   contribui para o fortalecimento e reconhecimento da marca.

Em termos práticos, o link patrocinado se trata de uma ação que pode tornar a sua marca mais próxima dos seus consumidores ou daquelas pessoas que pretende atingir. Isso é importante, pois, quanto mais presente no ambiente virtual, mais propensas a conhecer melhor sobre seu produto ou serviço as pessoas se tornarão.

Concluindo, o investimento em links patrocinados é de fato uma estratégia que precisa fazer parte do seu plano de ações. Entretanto, é preciso destacar que ela sozinha não oferecerá benefícios significativos a longo prazo. Afinal, o Marketing Digital envolve inúmeros processos, especialmente a produção de bons conteúdos, estruturação de boas landing pages e até mesmo a otimização de páginas utilizando técnicas de SEO.

O que achou deste conteúdo? Se gostou das dicas e informações que compartilhamos neste post, confira agora o que é, como fazer e estratégias de anúncio com tráfego pago.