Ferramentas para e-commerce: quais as principais ferramentas de gestão?
O mercado virtual é um ambiente que proporciona o relacionamento mais estreito entre as marcas e consumidores, além de fornecer melhores resultados para as empresas. Entretanto, é muito importante estar atento aos limites da zona de conforto, tendo em vista que o sucesso de um negócio digital passa diretamente pela boa gestão. Nesse contexto, a busca por novas ferramentas para e-commerce se torna indispensável.

Enquanto elas permitem uma melhor análise sobre aquilo que vem demonstrando bons resultados, é possível também direcionar melhor os esforços para corrigir questões que eventualmente possam comprometer o seu desempenho. Nesse contexto, sua loja virtual tende a se tornar mais completa quando se utiliza todos os recursos disponíveis.

Pensando nisso, no post de hoje apresentaremos algumas ferramentas para e-commerce. Continue a leitura e conheça mais sobre cada uma delas!


Google analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento que ajuda a avaliar gratuitamente o comportamento de compra dos consumidores que estão visitando diariamente o seu e-commerce. De modo geral, por meio dela é possível verificar dados cruciais para o seu negócio, como número total de visitantes, origem do tráfego, desempenho da loja virtual, entre outros detalhes.

Para utilizar este serviço, basta criar um cadastro na plataforma. Após o cadastramento inicial, será gerado um código que deverá ser instalado em sua loja virtual. Além de gratuita, a ferramenta é bastante simples e suas funcionalidades intuitivas. Isso significa que tanto leigos quanto profissionais mais experientes podem acessá-la sem maiores dificuldades.

Além da infinidade de dados que podem ser obtidos através do Google Analytics, caso sua loja virtual tenha outros canais de aquisição, como um site/blog, é possível registrar múltiplas URLs na mesma conta, monitorando assim todos os canais relacionados ao seu negócio em um só lugar.


KISSmetrics

Assim como o Google Analytics, a Kissmetrics é uma ferramenta de análise que também monitora o comportamento de compra dos consumidores de e-commerces. A diferença é que se trata de uma plataforma paga e voltada para o monitoramento individual dos usuários, enquanto o Google Analytics, por exemplo, oferece informações mais generalistas.

Resumidamente, ela ajuda a criar um tipo de “mapa de calor”, de modo a identificar as principais páginas em que os clientes estão de fato clicando. Com isso, é possível descobrir qual o caminho que o visitante está fazendo até a conversão. Dessa forma, se pode otimizar as funcionalidades necessárias para converter o usuário em um comprador. Logo, recomenda-se o uso das ferramentas em conjunto para aproveitar o melhor de cada uma.


Google Search Console

O Google Search Console é mais uma ferramenta que faz parte do pacote de ferramentas gratuitas do Google. Neste caso, o principal objetivo da ferramenta é otimizar o posicionamento do e-commerce nos motores de busca, sobretudo para colocar sua empresa em destaque durante as pesquisas de usuários. Basicamente ela atua na avaliação de páginas, destacando a performance de cada uma delas.

Sendo assim, é possível realizar importantes diagnósticos como encontrar páginas duplicadas, pois elas podem atrapalhar os resultados em função dos conteúdos repetidos. É possível também medir a popularidade do seu e-commerce, assim como verificar seu desempenho em acessos via dispositivos móveis e, por fim, identificar quais palavras-chave atraem maior volume de tráfego para o seu site.


Tiny PNG e Tiny JPG

As imagens exercem um papel de extrema importância para um e-commerce. Entretanto, em determinadas situações é indispensável contar com arquivos mais leves, sem que haja uma perda considerável na qualidade das imagens. Isso porque arquivos muito pesados podem comprometer o tempo de carregamento das páginas.

Nesse contexto, a Tiny PNG e Tiny JPG são ferramentas gratuitas geralmente utilizadas para quem precisa trabalhar com imagens de fundo transparente sem abrir mão da qualidade. Além disso, ela permite também que os arquivos sejam comprimidos, mantendo-se a qualidade original das fotos de produtos, por exemplo.


Sendblue

Para quem utiliza estratégias de e-mail marketing no seu negócio, contar com esta ferramenta é um passo indispensável. Isso porque a Sendinblue atua diretamente na gestão desse tipo de estratégia. 

Além de contar com diversos planos e diferentes funcionalidades, essa solução é crucial para criar um relacionamento de mais proximidade entre sua marca e o público-alvo que deseja atingir. O diferencial é que a ferramenta disponibiliza também recursos de SMS marketing, CRM e tráfego pago (anúncios no Facebook).

O que achou deste conteúdo? Agora que você já conhece as principais ferramentas para e-commerce, que tal continuar aprofundando os seus conhecimentos sobre este assunto? Confira nosso artigo que detalha as principais métricas que devem ser acompanhadas na sua loja virtual!