Facebook Insights: o que é, sua importância,  suas funcionalidades e como utilizá-lo.
Também chamado de Facebook Audience Insights, o Facebook Insights é uma plataforma voltada para gestão de negócios presentes na rede social.

Em linhas gerais, ela se trata de uma ferramenta para análise de dados e informações relacionadas a interação do público dessas empresas com o seu perfil na internet.
Na prática, seu uso permite a mensuração de resultados.

Isto é, os gestores podem verificar quais estratégias adotadas estão resultando em melhores performances. Sendo assim, torna-se fundamental para compreender seu público-alvo, sobretudo em relação ao comportamento de compras e demais informações sobre sua persona.

Quer entender mais sobre o que é, como funciona e como utilizá-la? Então, continue sua leitura!

Quais as principais funcionalidades disponíveis?
O Facebook Insights oferece diversas funcionalidades, por isso, é fundamental que a ferramenta seja explorada por completo, para colocar em prática cada recurso.

Afinal, todas as suas funções podem lhe ser úteis, seja para entender melhor sobre o comportamento de compra de sua persona ou para desenvolver campanhas mais eficientes.

A seguir, falaremos brevemente sobre cada uma delas. Confira!

Visão geral
O primeiro tópico oferece algumas informações gerais sobre a página da sua empresa. Aqui, é possível verificar, por exemplo, o número de visualizações, curtidas e seguidores.

Além disso, estão disponíveis também métricas importantes como alcance e envolvimento com suas publicações.

Promoções
Na aba promoções o interessado tem acesso a todos os recursos do Facebook Ads.

Seguidores
Neste campo, você pode analisar os dados e informações relacionadas às pessoas que acompanham sua marca através do Facebook.

Curtidas
Na sequência, é possível encontrar a aba curtidas. Aqui, você encontra todos os seguidores da sua fanpage, que podem ou não ter seu conteúdo publicado em seu feed individual.

Alcance
A guia “alcance” permite o acesso a informações relativas ao alcance total das postagens publicadas em determinados períodos.

Em linhas gerais, ele representa a soma de publicações realizadas  e demais ações do perfil.

Visualizações da Página
Diferente do que acontece nas métricas anteriores — que são determinadas por ações externas — a guia “visualizações da página” engloba apenas os consumidores que efetivamente visualizaram sua fanpage.

Ou seja, que clicaram na página através de um post, conteúdo patrocinado, ou encontraram o perfil do seu negócio por meio de buscas na internet, em sites, plataformas digitais ou mídias sociais.

Além destas funcionalidades, você também poderá analisar, nesta ordem, as seguintes informações:
Ações da Página;
Publicações;
Eventos;
Vídeos;
Pessoas;
Mensagens.

Qual sua importância para os negócios?
A melhor forma para conhecer de fato o seu público ou audiência é por meio de análises do seu comportamento em massa.

Nesse contexto, o Facebook Insights permite a verificação de dados importantes sobre os consumidores da sua marca, em especial, seus hábitos, costumes, preferências, anseios, etc.

Além disso, é possível encontrar informações sobre a performance de publicações específicas, amostra de crescimento e diversas outras aplicações.

Portanto, essa ferramenta permite o planejamento mais eficiente de ações estratégicas de marketing, potencializando o crescimento do seu negócio.

Como utilizá-la na prática?
Não são raros os casos em que boa parte dos usuários desconheça como utilizar corretamente o Facebook Insights em prol do fortalecimento de sua marca na internet.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que irão ajudá-lo a utilizar a ferramenta de maneira estratégica em poucos passos. Confira!

Segmentação do público-alvo
O sucesso de uma campanha de mídia passa pelo direcionamento adequado ao público-alvo do seu negócio.

Portanto, o Facebook Insights é uma poderosa ferramenta, afinal, ela permite que dados relevantes a respeito da sua audiência sejam analisados.

Relacionando-se com leads
A performance de uma fanpage no Facebook sofre influências sobre variáveis importantes, sobretudo em relação ao alcance.

Isso porque as publicações nem sempre chegam ao público que você deseja alcançar, provocando assim o efeito chamado de “personas negativas”. 

Em outras palavras, é possível idealizar um público diferente daquele que de fato interage com seu negócio na internet.

Portanto, verificar esse tipo de informação é extremamente útil, pois permite que as estratégias adotadas sejam alteradas no decorrer de campanhas e até mesmo sejam desenvolvidas publicações a partir do novo alinhamento.

Criando personas
Colher dados pela plataforma é o primeiro passo para quem deseja estabelecer um público-alvo de maneira assertiva.

Nesse contexto, por meio da ferramenta é possível criar personas mais claras, através da segmentação do público-alvo, seja os separando por faixas etárias, gêneros ou estatísticas geográficas.

Portanto, o Facebook Insights deve ser utilizado para criação do perfil ideal de visitante, assim, entende-se de maneira mais completa as necessidades da sua persona, podendo inclusive direcionar a criação de conteúdo que agradam sua audiência.

Existem diversas ferramentas disponíveis para contribuir para sua estratégia online. Entretanto, quando se trata de marketing digital, não existe uma fórmula mágica.

Portanto, utilizar a análise de dados por meio do Facebook Insights é uma excelente forma de acompanhar o comportamento de compra dos seus consumidores e analisar a performance de sua página empresarial.

O que achou das informações que apresentamos neste artigo? Caso deseje implementar novas estratégias de marketing no seu negócio, agende uma visita agora mesmo. Vamos conversar?