Engajamento nas redes sociais: confira o que é e como melhorá-lo
As mídias sociais são importantes dentro de qualquer estratégia de marketing digital e, por isso, é sempre relevante aumentar o engajamento nas redes sociais. Dessa forma fica mais fácil, por exemplo, da sua marca se tornar mais conhecida. Mas, para que isso ocorra, é necessário investir tempo e interagir com os seguidores de forma constante.

Portanto, se você quer aumentar seu engajamento nas redes sociais, veio ao lugar certo! Neste post vamos explicar um pouco mais sobre essa métrica e mostrar algumas tendências das principais mídias para atrair clientes para o seu negócio. Acompanhe!


Entenda o engajamento nas redes sociais

Primeiro de tudo é importante que você compreenda o que é o engajamento. Isso acontece toda vez que um seguidor curte, comenta ou compartilha um dos conteúdos que sua marca produz. Ou seja, sempre que uma pessoa interage com qualquer coisa que você tenha publicado. 

A importância de ter seguidores engajados é que esses passam a divulgar sua marca de forma natural. Mas, afinal, como isso funciona na prática? É simples. Quando um seguidor gosta do que vê é normal que ele compartilhe, comente e marque os amigos na publicação. Com certeza você já fez isso alguma vez e, mesmo que sem querer, colaborou com a divulgação de uma marca, aumentando sua exposição e, consequentemente, suas vendas.

Por outro lado, vale destacar que o engajamento não pode ser alcançado da noite para o dia — salvo alguns conteúdos que viralizam rapidamente. Sendo assim, você precisa estar presente, em uma frequência ideal, e ainda saber o que seu cliente quer ver.


Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Você (ou sua empresa) pode assumir diversas vozes nas redes sociais. Os conteúdos podem ser divertidos, sérios, informativos — na verdade isso não importa, desde que seja a linguagem que seu público quer acompanhar. Sendo assim, o primeiro passo para gerar engajamento é conhecer muito bem seu público-alvo.

Compreendendo as características do seu público também fica mais fácil decidir em qual rede social investir. Por exemplo, se seu público-alvo são jovens de 20 a 30 anos que gostam de consumir conteúdos sobre entretenimento, o Instagram pode funcionar muito melhor para criar um excelente nível de engajamento.

O próximo passo é compartilhar conteúdos relevantes, ou seja, assuntos que interessem ao seu público. Pesquise o que as pessoas estão buscando e foque em gerar informações relevantes nessa linha. Novamente, não importa a linguagem abordada desde que o assunto seja o que seu público espera. 


Chame atenção

A etapa seguinte é transformar os assuntos interessantes em publicações que chamem a atenção, seja por meio de fotos, vídeos ou gráficos. As redes sociais, assim como todo público, sempre têm um formato que gera mais engajamento — e isso pode ser descoberto por meio de pesquisas e testes.

Em geral, os conteúdos visuais são aqueles que melhor geram engajamento, sobretudo quando se comparado a textos, por exemplo. Porém, é possível atrair a atenção dos seguidores com títulos interessantes, criativos, emojis e, não menos importante, apelo emocional.


Acompanhe seu engajamento

Medir seu engajamento nas redes sociais, ao contrário do que imaginam a maioria das pessoas, é uma tarefa muito simples, já que os próprios aplicativos costumam gerar esse tipo de informação. Além disso, é preciso entender que toda ação de marketing digital deve ser medida posteriormente, já que apenas dessa forma será possível validar o que de fato tem trazido retorno para o seu negócio.

Além disso, o engajamento nas redes sociais deve ser medido segundo os seus objetivos organizacionais (ou pessoais). Sendo assim, se o seu negócio tem como meta o fortalecimento da marca, o ideal é analisar o alcance de uma publicação. Se, por outro lado, os objetivos forem vender mais, contabilize quantas pessoas clicaram no seu site a partir de uma rede social.

A principal vantagem dessa estratégia de marketing digital é que o engajamento nas redes sociais já pode ser melhorado a partir do momento em que um planejamento é adotado, com um calendário editorial. Isso nada mais é do que pensar antecipadamente quando e sobre o que as próximas postagens serão feitas. Com essa ideia estruturada fica mais fácil gerar interesse em seus seguidores, assim como aumentar as vendas.

Como vimos neste post, o engajamento nas redes sociais não acontece de uma hora para a outra — e você precisa estar por dentro das necessidades e interesses de seu público. A partir daí, gerar conteúdo atrativo e atual poderão ser as principais fontes de renda do seu negócio, uma vez que as mídias sociais oferecem infinitas possibilidades de atrair e reter clientes para o seu negócio.

Pronto, com todas essas dicas você já consegue se planejar e aumentar o engajamento nas redes sociais. Agora, que tal gerar engajamento na sua própria rede social? Você pode compartilhar esse conteúdo com seus amigos e permitir que todos fiquem por dentro das tendências do marketing digital nas redes sociais.