A Raddar Digital utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
E-catálogo e e-commerce: qual escolher

A globalização e as novas tecnologias têm alterado o funcionamento do comércio online e para se destacar as empresas precisam se integrar a esta nova economia baseada em e-catálogo e e-commerce.

DIFERENCIAIS

Confira as principais características entre e-catálogo e e-commerce e quais os benefícios de adotar primeiro o e-catálogo e depois evoluir para o e-commerce.

E-CATÁLOGO

Empresas que possuem grande variedade de produtos têm percebido a importância do e-catálogo para divulgar seus produtos e serviços, além de informações sobre eles. Entre as características do catálogo online estão:

  • Custo

Os e-catálogos, além de permitirem que as empresas exibam seus produtos em cores e trabalhem as informações com imagens e outros elementos, eliminam os gastos com impressão.

  • Atualização de informações

Por ser uma ferramenta online, o e-catálogo permite que a empresa atualize informações, acrescente novos produtos e divulgue lançamentos e ofertas.

  • Forma de fazer o pedido

No e-catálogo, as informações e produtos são divulgados online, porém o pedido é processado off-line após o preenchimento de um formulário ou envio de e-mail.

  • Público alvo

O e-catálogo é a opção ideal para empresas que têm muitos produtos, como móveis de escritório, brindes, gráficas e outros.

E-COMMERCE

O e-commerce se caracteriza pela relação de compra estabelecida entre o comprador e um computador, eliminando a necessidade da presença física, do manuseio de papel moeda e da mercadoria no momento da transação. As principais características desse modelo são:

  • Amplo atendimento

O e-commerce funciona 24 horas por dia e atende inúmeras regiões, seja de um país ou do mundo.

  • Forma de fazer o pedido

O consumidor pode pesquisar de forma prática, acrescentando os produtos a um carrinho de compras online que permite a introdução do faturamento, endereço e forma de pagamento.

  • Público alvo

É a opção escolhida por empresas que querem vender online para clientes em diversos locais.

QUAL PLATAFORMA ESCOLHER?

Agora que você conhece um pouco mais sobre cada uma das plataformas de comércio online, a questão é escolher entre o e-catálogo e e-commerce. Para tomar essa decisão, é importante estar atento a algumas questões.

O primeiro aspecto a ser considerado ao optar pelo comércio online é a experiência para o usuário, que deve ser agradável e segura. Para garantir isso, é necessário disponibilizar todas as informações para o potencial cliente tirar suas dúvidas, comparar produtos e realizar a compra sem medo.

Além disso, deve disponibilizar uma plataforma veloz, faça atualizações constantes, tenha layout atraente e que atenda às necessidades de venda.

Em segundo lugar, a empresa deve oferecer uma plataforma online bem estruturada e guiada por um planejamento minucioso. Para isso, é necessário determinar o investimento inicial, o posicionamento da marca, as estratégias de venda e as expectativas de retorno.

Pensando nisso, a dica é desenvolver um e-catálogo bem elaborado, que permita ao empresário e à sua equipe aprender a lidar com a plataforma e firmar seu nome entre as marcas de referência na área em que atua.

A experiência com a plataforma do e-catálogo e com o atendimento ao cliente permite que a empresa desenvolva o e-commerce como um upgrade ao sistema que já possuía. Dessa forma, o serviço oferece mais qualidade, reduz os custos do ciclo comercial e possibilita a entrada em novos mercados.

Para saber como construir e-catálogo e e-commerce com informações precisas, confiabilidade, segurança e facilidade de navegação, fale com a Raddar Digital.