Como superar a concorrência: 4 estratégias para colocar em prática

O mercado está cada dia mais competitivo, sobretudo em razão do surgimento de novas ferramentas tecnológicas. Entretanto, nem sempre isso representa uma situação totalmente negativa. Afinal, quando as empresas entendem como superar a concorrência, as empresas passam a ocupar uma posição de maior destaque no mercado.

Quer saber quais estratégias podem ajudá-lo a sair na frente dos concorrentes? Então, continue a leitura e confira nossas dicas para ganhar mais autoridade!


1. Estude sobre os seus concorrentes

Para se diferenciar dos concorrentes, o primeiro passo é fazer um estudo aprofundado sobre cada um deles. Embora pareça algo óbvio, é muito comum que as empresas ignorem as estratégias adotadas pela concorrência e, consequentemente, elas mal sabem o que está sendo implementado por eles no mercado.

Nesse sentido, a análise da concorrência não é apenas uma atividade recomendada como uma ação extremamente urgente. Isso porque, a partir desse estudo aprofundado você será capaz, por exemplo, de identificar as falhas e oportunidades que o mercado oferece, utilizando assim estas informações ao seu favor.

Entretanto, não estamos destacando apenas a necessidade do acompanhamento de preços praticados, produtos ou serviços oferecidos. Na verdade, devemos também avaliar a forma com que os concorrentes se relacionam com os clientes e, principalmente, quais ações de marketing têm sido colocadas em prática para destacar no mercado.


2. Conheça ainda mais os seus clientes

Outro aspecto que parece óbvio, mas é muito ignorado pela maioria das empresas é saber de fato quem são os seus clientes e como se diferenciar da concorrência para conquistar um público maior. Vale destacar que, para se posicionar como uma referência no mercado, os consumidores não enxergaram sua marca com tanta relevância.

Por isso, é preciso entender que, para oferecer um diferencial realmente competitivo, isto é, que seja de fato benéfico para o público que deseja atingir, você precisa, primeiro, conhecê-lo muito bem. Afinal, não adianta disponibilizar ofertas e vantagens competitivas, caso elas não façam muito sentido para o seu cliente.

Na prática, busque entender o que agrega valor, quais são as dores do mercado, o que ele está disposto a pagar para resolver seus problemas, quais são suas prioridades. Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, o melhor preço não é mais o único critério levado em consideração na hora de fechar uma compra.

Questões mais subjetivas como oferecer um bom atendimento ou marcas que tenham empatia e valores semelhantes aos de seus consumidores é mais importante, já que as pessoas estão em busca de novas experiências. Portanto, assim como é importante analisar o que faz a concorrência, é preciso entender a fundo o que os clientes procuram.
 

3. Faça benchmarking

Antes mesmo de tentar superar os seus concorrentes de mercado, é preciso também conhecer os seus limites e é nesse contexto que o benchmarking está inserido. Afinal, este conceito nada mais é do que uma metodologia que consiste na observação dos principais concorrentes.

Porém, vai muito além disso, afinal, é preciso também criar uma compreensão sobre eles, de modo a obter insights para eventuais ações que podem ser adaptadas e implementadas para a realidade da sua empresa ou negócio. 

Vale lembrar que inspirar-se em marcas que lideram o seu mercado é uma boa prática para quem deseja crescer de maneira organizada, obtendo melhores resultados. Para tanto, você pode utilizar as próprias redes sociais para analisar dados de grandes players, como por exemplo: 
  • o que eles estão fazendo?
  • como seu marketing se posiciona?
  • quais são as principais dores e satisfações dos clientes deles?
  • como este público interage com a marca e vice-versa?
  • quais são as suas impressões sobre os serviços que são oferecidos?

Dessa forma, além de conhecer melhor o seu inimigo, vai entender também quais armas serão indispensáveis para ocupar o seu espaço dentro de um mercado, independente do seu tamanho.
 

4. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste na produção e distribuição de materiais relevantes na internet, seja por meio de blogs corporativos ou mídias sociais. Na prática, ela é uma forma de atrair mais público por meio de conteúdos que despertam o interesse dos usuários.

Ou seja, quando os consumidores se identificam com o conteúdo que é produzido e compartilhado, passam a conhecer melhor a sua marca ou negócio. Essa identificação, por sua vez, pode contribuir para que sua empresa se destaque da concorrência, trazendo consequências positivas como um melhor posicionamento dentro do segmento em que atua, melhor visibilidade e possibilidade de fechar negócios com clientes em potencial.

E então, leitor. O que achou das nossas dicas sobre estratégias que podem ajudar a sua empresa a sair na frente dos seus principais concorrentes? Tem investido em alguma delas na sua empresa? Comente aqui com a sua opinião sobre o assunto.