A Raddar Digital utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Como fazer a definição de escopo para o Marketing Digital?
Muitas vezes, problemas na comunicação atrapalham a boa entrega do trabalho e prejudicam as boas relações entre contratante e contratado, resultando na frustração devido a não entrega no que foi prometido. Para evitar este tipo de situação, a definição de escopo é etapa essencial do processo de criação. Como e por que é feita a definição de escopo para o Marketing Digital? Antes de responder essa pergunta, é preciso entender o que é o escopo para o Marketing Digital: o escopo está diretamente ligado ao que o cliente espera do serviço contratado, os parâmetros e expectativas para que sua necessidade seja satisfeita. Dessa forma, o escopo nada mais é do que a reunião das necessidades juntamente com as expectativas que o cliente tem sobre o trabalho. No Marketing Digital, isso pode ser entendido como a beleza do layout de um site ou a eficiência de anúncios no AdWords. Mas como fazer a definição do escopo para o Marketing Digital e atingir as expectativas do cliente? Mantendo tudo em foco!

A lógica parte de quatro pontos cruciais no processo da definição. Veja quais são eles:

1. Defina os desejos/expectativas Analise o que o cliente espera, quais são os trabalhos a serem entregues e o que o cliente realmente está contratando. 2. Defina os entregáveis Entregáveis podem ser definidos como aquilo que o cliente realmente está contratando. Esses conteúdos podem se referir a uma landing page ou ao layout do site e devem ser divididos em diversos entregáveis, como, por exemplo: primeiro o conteúdo da landing e depois o seu layout. 3. Defina check points Check points são pontos de checagem marcados no decorrer do processo para que seja possível corrigi-los a tempo, caso ocorra alguma divergência. É importante estabelecer prazos pequenos para isso e definir que todos estejam cientes dos check-points para evitar esquecimentos. [caption id="attachment_49734" align="aligncenter" width="250"]check-points Defina check points[/caption] 4. Defina os recursos necessários O que será preciso para a execução do processo deverá estar detalhado nessa fase, bem como quais são as exigências do cliente para cada parte do projeto. 5. Defina o resultado final Algumas vezes, os entregáveis serão o próprio resultado final, mas o mesmo pode se resumir aos próprios resultados, como no caso de um anúncio de AdWords. 6. Defina o benefício do projeto Qual o motivo pelo qual o trabalho foi contratado e o que se espera dele? Tenha sempre isso em mente ao definir o porquê de todo o projeto e, por consequência, o trabalho a ser executado.

Escopo é expectativa

Após conhecer essas etapas é válido definir que a trilogia básica do escopo para o marketing digital está em: expectativa, prazos e entrega. Sendo assim, é muito importante ter todo o material organizado e planejado, focando nos objetivos. Se você tem dúvidas sobre marketing digital e deseja descobrir novas formas de se destacar no mercado, conte com quem é especialista. A Raddar Digital tem mais de 15 anos de experiência e está preparada para te ajudar a alcançar os melhores resultados. Não perca tempo! Agende uma visita com nossa equipe.